Maior Feira de Tecnologia Agroindustrial da América Latina teve a participação de produtores paraibanos

Agrishow2012

Agrishow2012

 

O setor agropecuário brasilerio reuniu cerca de 970 mil produtores rurais na maior feira de tecnologia agrícola do País. O evento aconteceu entre os dias 30 de abril e 04 de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A Paraíba foi representada no evento através da participação de membros da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) a exemplo dos diretores, Oscar Gouveia e José Inácio e pelo geotecnólogo, Thybério Luna Cabral.

Durante a Agrishow 2012, dois importantes centros de desenvolvimento de pesquisa de última geração do País, a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o IAC – Instituto  Agronômico de Campinas, apresentaram aos participantes novas técnicas e inovações que ajudam a preservar o meio ambiente e melhorar a produtividade. A exemplo do Wiltmeter, aparelho exibido pela EMBRAPA, que tem a função de avaliar, em até três minutos, o estado da planta diante de variações de clima, solo, temperatura, umidade do ar e disponibilidade de água, quando o método tradicional poderia levar 48 horas. Essa agilidade na avaliação permite fazer ajustes mais rápidos, aumentando os índices de assertividade nas soluções e garantindo melhores resultados para a agricultura.

Na área de agricultura de precisão, a Embrapa apresentou Tensiômetro de Diedro, um sensor que ajuda no manejo de irrigação medindo a força com que a água está retida no solo, ajudando a evitar o uso desnecessário de água. Já o Instituto Agronômico lançou um protótipo inédito, mais rápido e mais eficiente para analisar a rugosidade do solo. O aparelho serve de parâmetro para a conservação do solo e uso de água, além de auxiliar na escolha de culturas e no manejo adequado das plantações.
Já as empresas produtoras de máquinas e implementos aproveitaram a importância do evento para apresentarem seus últimos lançamentos: tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos em geral.

“A Agrishow foi exelente. Sem dúvida, uma grande oportunidade de ver de perto novidades em máquinas e implementos agrícolas, bem como uma chance de atualização profissional”, destacou o diretor da Asplan, Oscar Gouveia que sempre que tem disponibilidade participa do evento.
 
 
News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews
www.newscomunicacao.com.br