A terceira edição da NORCANA, feira promovida pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), chegou ao seu fim nesta quinta-feira (18), em Recife. A diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) prestigiou todo o evento, que teve seu início na terça-feira (16). Para o presidente da entidade, Murilo Paraíso, a feira e as palestras promovidas pela AFCP geraram uma ótima oportunidade de negócios e divulgação de novos panoramas econômicos do setor com a participação de pesquisadores de renome. O vice-presidente da Asplan, Pedro Jorge e o diretor, José Inácio de Moraes também participaram do evento no dia da abertura.
“Ficamos satisfeitíssimos com a nossa participação na NORCANA. Foi muito bom assistir às apresentações, por exemplo, do Dr. Marcos Fava Neves, professor da USP, que nos falou sobre um cenário difícil para o setor no próximo ano em função da crise da Petrobras e da falta de políticas públicas de incentivo ao consumo e fabricação do álcool”, disse o dirigente, citando outros momentos também. “O corte mecanizado também é uma preocupação do setor e a organização do evento está de parabéns por ter incluído esse tema na NORCANA”, comentou.
No último dia da NORCANA, o público assistiu a diversas palestras sobre corte mecanizado. A primeira delas foi a palestra do Dr. César Cândido, gerente de Motomecanização da Usina Trapiche sobre “Mecanização de Encosta com o trator TK”, que aconteceu às 14h. Em seguida, às 15h, apresentou-se Marcos Ferreira, da Usina Olho D’Água, com a palestra “Corte de Cana Mecanizado”. Para encerrar a programação, o público ainda assistiu à palestra de Shirlan de França Medeiros, do Grupo Carlos Lyra, sobre “Eucaliptocultura: uma alternativa econômica para a Zona da Mata”. O evento chegou ao fim já à noite, com uma confraternização entre os participantes durante um coquetel.