Normas e aplicabilidade do Cadastro Ambiental Rural será tema de palestra para produtores da Paraíba

CAR

CARPalestra será realizada no auditório da Asplan, com especialista no assunto, nesta quarta-feira

Os produtores rurais, especialmente, os que cultivam cana-de-açúcar, têm um encontro super importante nesta quarta-feira (11). Trata-se de uma palestra técnica, com uma especialista e consultora em Educação Ambiental, que vai abordar a importância e mudanças da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Decreto 8.235, publicado no dia 05 de maio, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), que regulamenta a matéria será detalhado na ocasião. A palestra é direcionada, prioritariamente, aos integrantes da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), mas é aberta ao público interessado e vai ser realizada no auditório da entidade, a partir das 9h, do dia 11 de junho.

Jeruza Maria Cavalcanti de Morais é quem abordará o assunto e trará para os produtores paraibanos as informações necessárias para que eles possam inscrever os seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), dando inicio, inclusive, à regularização dos passivos ambientais das suas áreas. A palestrante é Consultora em Ciências Ambientais, graduada em administração de empresas pela UPE, com Pós Graduação, Especialização em Gestão, Educação e Políticas Ambientais pela UFRPE, Pós Graduação, Especialização em Educação Ambiental pelo SENAC, Pós Graduação e especialista em Ciências Ambientais pela UPE.

O CAR regulamenta as regras complementares ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que permitirá a regularização dos eventuais passivos dos imóveis rurais, a partir da adesão ao PRA. A Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente com os detalhes sobre o processo de inscrição dos imóveis rurais no CAR também será tema de abordagem na palestra. “O cadastro é o primeiro passo para o produtor regularizar sua situação”, explica o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, convidando todos os associados para participar da palestra.