Parceria da Asplan com o SENAR capacita trabalhadores rurais na região de Itapororoca

Treinamento EPIs

Treinamento EPIs

Mais proteção e segurança no campo. É com o objetivo de envolver diversos trabalhadores rurais nesse lema que a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está promovendo, desde o dia 13 de junho, dois cursos importantes para garantir a proteção e segurança dos trabalhadores nos canaviais. O primeiro deles, já realizado na fazenda Bela Vista, no município de Itapororoca, no litoral norte da Paraíba, nos dias 13, 14 e 15 de junho, capacitou 17 trabalhadores para o uso seguro dos herbicidas. A experiência, segundo o produtor de cana proprietário da Bela Vista, o ex-presidente e atual diretor adjunto da Asplan, José Inácio de Morais, foi estimulante, tanto que ele já solicitou ao SENAR o segundo treinamento com sua equipe para o final do mês.

“Acredito que o produtor deve estar sempre realizando essas capacitações com seus funcionários por vários motivos. O primeiro deles é que eles são gratuitos e oferecidos por técnicos competentes do SENAR. Segundo porque com nossos funcionários capacitados, teremos um resultado bem melhor e ninguém terá problema com a norma NR 31, que nos obriga a dar treinamento aos trabalhadores”, frisou José Inácio, dizendo que nesta capacitação os trabalhadores assistiram aulas de noções de segurança e saúde no trabalho, cidadania e conservação do meio ambiente, medidas higiênicas antes, durante e após a aplicação dos herbicidas, e conheceram os agrotóxicos, bem como suas formas de exposição, classificação, preparo, lavagem e devolução de embalagens. Além disso, durante o curso também ressaltou a importância do uso de EPI’s.

Para o engenheiro agrônomo da Asplan, Luís Augusto de Lima, que está acompanhando o projeto de parceria com o SENAR nas fazendas, o curso foi importante porque conscientizou os trabalhadores para sua própria segurança. “Achei muito importante a iniciativa de José Inácio, bem como do SENAR, pois esse tipo de capacitação consegue conscientizar os trabalhadores para o uso correto e seguro dos produtos fitossanitários. Esses produtos são perigosos para a saúde e para o meio ambiente, e com o treinamento, o produtor evita também que seu funcionário contamine o meio ambiente por meio do uso indiscriminado do produto”, explicou o engenheiro agrônomo da Asplan.

A próxima turma da fazenda Bela Vista a se capacitar será de tratoristas e dela também participarão outros trabalhadores de fazendas próximas, localizadas na região de Itapororoca. “Vamos fazer o treinamento com quinze operadores de máquinas agrícolas e essa turma tem trabalhadores de outras fazendas também”, afirmou o engenheiro agrônomo da Asplan, Luiz Augusto. O treinamento para operadores de máquinas agrícolas na fazenda Bela Vista se realizará entre os dias 28 e 30 de junho. Luiz Augusto destacou ainda que o produtor que se interessar em realizar essa ou outra capacitação deve procurá-lo na sede da Asplan, na Rua Rodrigues de Aquino, 267, João Pessoa. Os cursos são realizados nas fazendas dos produtores solicitantes.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br” moz-do-not-send=”true”>esnews@terra.com.br/esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br” moz-do-not-send=”true”>news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews