Parceria da Asplan e COAF vai possibilitar a compra de insumos com redução nos preços de 10% a 15%

reuniaocooperativape.jpg

Parceria da Asplan com a COAF

reuniaocooperativape.jpg
 
Os fornecedores de cana-de-açúcar que integram os quadros da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) já podem usufruir das vantagens das compras de insumos compartilhadas, tendo uma economia no preço final dos produtos entre 10% e 15%. Tudo isto, graças a uma parceria que está sendo firmada entre a Asplan e a Cooperativa do Agronegócio dos Associados da Associação dos Fornecedores de Cana de Açúcar de Pernambuco (COAF). O acordo entre as entidades vai beneficiar, principalmente, os pequenos produtores canavieiros paraibanos que terão, com essa nova modalidade de compra, condição de adquirir os produtos a preços bem mais acessíveis.

Aquisição de insumos a preços menores

 

Na manhã desta quarta-feira (01), durante uma reunião com a diretoria e representantes da Asplan e o gerente comercial da COAF, Hermano Wanderley, na sede da entidade, em João Pessoa, foi definido os detalhes para o começo da operacionalização das compras compartilhadas. O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, que coordenou a reunião, comemorou a celebração da parceria lembrando que esse acordo foi um dos compromissos assumidos por ele na sua posse. “Com essa parceria nossos associados, principalmente, os pequenos fornecedores, que representam 90% da categoria, serão beneficiados e poderão adquirir os insumos com preços bem menores. Essa era uma reivindicação justa e antiga de nossos associados e que agora vira realidade”, comemorou Murilo.

 

Cadastro de produtores

O primeiro passo agora é a realização do cadastro dos associados junto a COAF. Esse cadastro será feito pela Asplan. Segundo Hermano Wanderley esse processo é muito rápido, de forma que, já a partir da próxima semana, os primeiros pedidos já podem ser feitos. Ele lembrou ainda que a ideia e estender o convênio não apenas para a Paraíba, mas, para toda a área de atuação da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) que compreende todos os estados do Nordeste. “para tanto, vamos realizar uma reformulação no estatuto da COAF para poder atender todos os fornecedores interessados da região”, afirma Hermano. Para poder se cadastrar na COAF o fornecedor tem apenas que estar associado ao órgão de classe e estar adimplente com a entidade, além de pagar uma taxa simbólica de R$ 10,00 a ser debitada, apenas, na época da primeira compra na cooperativa.

Detalhes do convênio

 

  O convênio contempla a aquisição de insumos (herbicidas e inseticidas), além de ferramentas e não estabelece limite mínimo de compra. “Os produtos da cooperativa são comprados diretamente da indústria, o que descarta a participação de atravessadores, o que nos possibilita adquirir um volume mais alto, a preços mais baixos, já que temos maior poder de barganha ao comprar em bloco”, destaca Hermano.

 

Grande avanço para os produtores

 

Para o diretor da Asplan e um dos maiores fornecedores de cana da Paraíba, José Inácio de Morais, a celebração desta parceria é um avanço para os fornecedores. “Agora, nós poderemos comprar os insumos em bloco e com um pedido maior, com certeza, teremos melhores condições de negociação e preço, tendo uma economia considerável”, lembra José Inácio, que já presidiu a Asplan.  Por enquanto, os pedidos deverão ser pegos na sede da COAF em Recife, mas, a Asplan vai avaliar se haverá necessidade de disponibilizar um espaço específico para armazenamento dos insumos comprados na cooperativa. “A princípio vamos viabilizar a compra a preços menores, com o andamento das compras, vamos analisar se haverá necessidade de disponibilizar esse espaço”, finaliza Murilo.

 

News – Assessoria & Comunicação

Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)

Repórter: Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)

Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830

e-mail: esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br

Twitter: @Elianenews

www.newscomunicacao.com.br