A Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados promove evento de relançamento no dia 1º de março e a Frente Parlamentar da Agropecuária, fará a mesma solenidade no dia 7. Os eventos simbolizam o aceno da Casa com vistas a melhorar a produtividade agrícola e preservar o meio ambiente. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais já confirmou presença no evento do dia 7. “É preciso fortalecer o setor produtivo e isso passa também pela atuação destas Frentes. Esse momento em Brasília será importante para reforçar a força e importância do agro para o país”, destaca o dirigente canavieiro.
Segundo informações veiculadas pela Agência Câmara de Notícias, com o início da nova legislatura, as duas frentes serão relançadas. Na pauta mais imediata das duas frentes, ainda segundo a publicação, estão as mudanças na Esplanada que dividiram o Ministério da Agricultura e Pecuária e a recente tragédia climática que provocou mortes no litoral norte de São Paulo.
O vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse, em entrevista à Rádio Câmara, que a frente vai buscar reverter duas medidas do novo governo: a transferência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério da Agricultura para o do Desenvolvimento Agrário; e a absorção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Regularização Ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente. “Nós sempre consideramos que áreas ligadas ao agro devem estar aglutinadas no mesmo esforço”, defende ele. Sobre a Conab, Arnaldo Jardim destacou ainda a importância estratégica do órgão para o setor. “A Conab é a verdadeira central de inteligência do agro. É ali que se projetam os cenários de safra futura”, afirmou.