Produtores de cana do NE participarão da 2ª edição da NORCANA

norcana 1

norcana 1O evento, que acontece em Pernambuco, a partir da próxima segunda-feira, terá

três dias de palestras e apresentação de soluções tecnológicas para o setor canavieiro

Mais uma vez, os canavieiros nordestinos contarão com uma grande feira para aproveitar as oportunidades de negócios e conferir o novo panorama econômico do setor abordado em palestras. Trata-se da NORCANA 2013, uma iniciativa pioneira realizada pela primeira vez em 2012, que terá início na próxima segunda-feira (23) e vai até a quarta-feira (25), na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFPC), no bairro da Imbiribeira, em Recife. O evento, contará com a presença do presidente e vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, e Pedro Jorge, bem como de outros membros de sua diretoria, além de associados.

O coquetel de abertura oficial da NORCANA 2013 acontecerá na segunda-feira (23), às 20h. Antes, às 18h, o público convidado – composto por diversos produtores de cana, parceiros do setor, industriais, representantes de órgãos de classe e diversas autoridades do setor privado e público relacionadas ao setor, assistirá a uma palestra do presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luís Carlos Corrêa Carvalho (Caio Carvalho) sobre “As perspectivas para o setor sucroenergético”. Caio Carvalho também é diretor da CANAPLAN, uma empresa de consultoria da agroindústria canavieira.

Além de ser uma ótima oportunidade para a realização de negócios a preços diferenciados para o pequeno, médio e grande produtor, para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a feira também deve contribuir para o intercâmbio de informações sobre o manejo dos canaviais mediante os desafios da mecanização agrícola, da falta de recursos, da seca e da necessidade de aquisição de novas variedades. “Este é um evento importante porque ele é regional e está voltado exclusivamente às necessidades do produtor de cana nordestino. A primeira edição foi um sucesso e essa também será, tanto em relação às oportunidades de negócios, como também em relação às informações repassadas”, disse o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.

Programação

O primeiro dia de evento, segunda-feira (23), começará com a abertura dos estandes às 12h para visitação do público. Às 16h30, haverá o momento John Deere – uma empresa tradicional de equipamentos para o campo que deverá anunciar as suas inovações para o setor sucroenergético para safra 2014. Algumas dessas novidades são o preparador de solo profundo canteirizado PSPC 1101, a plantadeira de cana picada PC 2102 e as versões 2014 das colhedoras de cana 3520 e 3522, já apresentadas no início desse mês em evento realizado em Ribeirão Preto (SP). No mesmo dia, o público ainda assistirá a uma apresentação de Luís Carlos Corrêa Carvalho (Caio Carvalho) sobre as Perspectivas para o Setor Sucroenergético, às 18h e, às 20h, será serviço o coquetel que abrirá oficialmente o evento.

No segundo dia de programação, às 14h, terão início as palestras. A primeira delas será “Política de preço mínimo”, com o palestrante Wellington Silva Teixeira, Gerente de Alimentos Básicos da Conab. Posteriormente, Ronaldo Mariano, da Nufarm, apresentará os “Resultados do Sumizyn na região Nordeste”. Às 15h, será a vez de Rodrigo Gabalos, da Yara Fertilizantes expor o “Mercado de Fertilizantes”. Por fim, o Dr. Flávio Pereira, professor da universidade de Viçosa (MG), apresentará a palestra “Condomínio Florestal: Nova alternativa na produção sustentada de madeira no sistema Silvipastoril”.

No dia 25, último dia da NORCANA, o público assistirá às apresentações da Dra. Francis Lacerda, pesquisadora do IPA (Previsão meteorológica); de Diego Bicudo, da Dow Agrosscience (tecnologia Brachiária Hibrida); Wagner Pires, consultor da DTA (Manejo de Pastagem); e do diretor agrícola do Grupo EQM, José Heleno do Rego Barros Júnior (Nova Proposta para o Corte de Cana em Áreas Declivosas). O evento chegará ao fim com uma confraternização dos participantes durante coquetel, às 18h.