Profissionais da Asplan participam de palestra sobre prevenção de câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhão de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E os dados alarmantes não param por aí. No Brasil, o Ministério da Saúde estima mais de 52 mil casos novos em um ano. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Com todos esses dados, não dá para descuidar do autoexame e da realização de exames preventivos que podem diagnosticar o câncer de mama em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores. E foi justamente para alertar as mulheres que integram os quadros da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), que a enfermeira da Unimed, Rilena Pires esteve nesta quinta-feira (17), na sede da entidade, em João Pessoa, dando uma palestra sobre o assunto.

A atividade, que foi alusiva às comemorações da campanha Outubro Rosa, foi realizada no mini auditório da Asplan e contou ainda com a participação da psicóloga, Roberta Mota, também da Unimed. “A proposta deste momento foi envolver as colaboradoras da Asplan em torno do debate deste tema, com foco na prevenção, principalmente, neste caso de câncer de mama, que a gente sabe que faz muita diferença, porque quanto mais cedo é descoberta a doença, mais chances de cura existem”, afirma a gerente administrativa da Associação, Kiony Vieira.

E foi justamente esse o foco da palestra da enfermeira, Rilena. Ela abordou os fatores de risco, os sintomas e sinais da doença, a importância dos exames de rotina, do autoexame, detalhes do tratamento, enfim, passou informações importantes sobre o câncer de mama. Na oportunidade, também foi colocado para as funcionárias da Asplan que a Unimed criou um grupo para dar apoio psicológico aos clientes, principalmente, com foco em questões de estresse, de situações de depressão, inclusive, como apoio no enfrentamento de doenças após o diagnóstico.

No final do encontro, ficou definido que a Asplan, em parceria com o programa ‘Viver Melhor’, da Unimed, promoverá palestras mensais sempre com foco na melhoria da qualidade de vida e de saúde dos funcionários e associados. Depois do Outubro Rosa, que focou o câncer de mama, em novembro, será a vez de abordar o câncer de próstata, dentro da programação do Novembro Azul. Diabetes, obesidade, nutrição serão temas das palestras futuras.