markestrate

Projeto Caminhos da Cana II será realizado em João Pessoa no dia 27 de outubro

Projeto Caminhos da Cana II será realizado em João Pessoa no dia 27 de outubro

markestrate

markestrateIdealizado pela Markestrat, o projeto será realizado em 24 cidades brasileiras produtoras de cana-de-açúcar, entre as quais, a capital paraibana

O setor sucroenergético nacional, segundo pesquisa da Markestrat, apresentou, na safra 2013/14, um PIB estimado em US$ 107,22 bi, gerou 613 mil empregos diretos e arrecadou US$ 8,52 bi em impostos agregados. Esses e outros dados sobre o agronegócio estão sendo abordados pelo professor Dr. Marcos Fava Neves, da Universidade de São Paulo, durante o evento ‘Caminhos da Cana II’, que acontece em várias regiões produtoras de cana-de-açúcar no país. A palestra que será realizada em João Pessoa está marcada para o dia 27 de outubro e acontece no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), a partir das 9h. O evento na Paraíba também tem o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

Além da palestra do professor Dr. Marcos Fava Neves, sobre tendências do mercado e do setor, será realizada uma pesquisa, coordenada pela Universidade de São Paulo, com apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, com os produtores de cana, com o objetivo de  identificar as demandas do setor e, a partir daí, ter subsídios para elaboração de estratégias e políticas que promovam melhorias para o setor. Ainda durante o evento haverá a distribuição do livro ‘Caminhos da Cana’, de Marcos Fava Neves.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, explica que o Caminhos da Cana será uma ótima oportunidade de ampliação de conhecimentos sobre a cadeia sucroenergética nacional. “O professor Marcos Fava é uma assumidade em termos de conhecimento sobre o setor e vai nos trazer um panorama geral sobre o que estamos vivendo e quais são as perspectivas e tendências”, afirma Murilo.

O evento Caminhos da Cana II é uma realização da Markestrat, sob a coordenação do professor Dr. Marcos  Fava Neves, com apoio da Orplana, Única, Ceise-BR, Fapesp, CASE-IH, Bayer e das associações de produtores de cana, a exemplo da Asplan e AFCP.

O coordenador do Departamento Técnico da Asplan (DETEC), Vamberto de Freitas Rocha, lembra que o evento faz parte do ciclo de palestras técnicas organizadas pelo DETEC e realizadas, periodicamente, para ampliar os conhecimentos dos produtores associados. O evento é gratuito e aberto ao público interessado, com prioridade para os associados da entidade.