usinas pe

Reativação de usinas em Pernambuco anima produtores de cana paraibanos

Reativação de usinas em Pernambuco anima produtores de cana paraibanos

usinas pe

usinas peA notícia de que usinas Cruangi e Pumaty, situadas nos municípios de Timbaúba e Palmares, em Pernambuco, devem ser reativadas dentro em breve animou a classe canavieira também no estado da Paraíba. Segundo o diretor adjunto da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, embora as usinas estejam situadas no estado vizinho, a reativação dessas duas plantas industriais revigorará a atividade como um todo, visto que quanto mais usinas estiveram ativas na região, mais facilidade o produtor de cana também terá para negociar a moagem de sua cana, conseguindo preços mais vantajosos em função da disponibilidade de unidades industriais.

“Essas duas usinas juntas geram em torno de cinco mil empregos na indústria e no campo. Mas os benefícios vão além disso. A reativação delas significa também mais possibilidades de ajuste entre usinas e produtores pela própria oferta de unidades na região”, disse José Inácio, lembrando também que a solução encontrada pelos produtores e usineiros também pode servir à Paraíba. “Aqui também tivemos usinas fechadas e o nosso governo pode observar o exemplo ao lado e tentar salvaguardar a atividade canavieira também aqui no estado”, ressaltou o diretor. A Usina Pumaty e a Cruangi fecharam suas portas em 2012.

Segundo informações que vem sendo divulgadas na imprensa pernambucana e informações da própria Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado (Sindicape), os detalhes da reabertura ainda estão sendo discutidos no âmbito da Secretaria da Fazenda. A ideia é que as usinas voltem a funcionar através de um convenio com governo. Posteriormente, as unidades serão geridas em sistema de cooperativas. No caso da Usina Cruangi, a administração será feita somente pelos canavieiros, ao passo que na Pumaty a administração será compartilhada entre trabalhadores e os proprietários da empresa.