Representantes da Asplan participam do 16º Seminário Regional sobre cana-de-açúcar

Luiz Neto Seminario 2012
Luiz Neto Seminario 2012
 

“Mais uma vez o Seminário Regional da STAB, surgiu como uma importante oportunidade para ficarmos antenados e atualizados das principais tecnologias disponíveis, para aprimorarmos cada vez mais a cultura canavieira da região”. Foi o que falou o vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge Coutinho Guerra, sobre a participação da entidade no 16º Seminário Regional sobre a Cana-de-Açúcar, que aconteceu nos período de 24 a 27 de abril, no Centro de Convenção de Pernambuco, em Olinda. O evento que foi promovido pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB Setentrional) aconteceu paralelo a IV SUCRONOR e a IV FORIND NORDESTE. “Foi uma satisfação e uma honra participar pela quarta vez deste seminário que acontece num importante polo da cana-de-açúcar”, disse Pedro Jorge.

Além do vice-presidente, a associação também foi representada pelo diretor adjunto, José Inácio de Morais Andrade, do vice-diretor secretário, José Jorge da Costa e ainda pelos agrônomos Vamberto de Freitas Rocha e Luis Augusto de Lima Santos e os conselheiros, Cláudio da Cunha Borges e Francisco Siqueira de Lima Neto.
Durante os quatro dias de encontro, os participantes assistiram a 67 palestras, que abordaram temas voltados ao setor sucroenergético, tais como, Meio Ambiente, segurança no trabalho, índices de desemprego e falta de mão-de-obra qualificada. Os congressistas tiveram ainda a oportunidades de aprender técnincas de como selecionar, treinar e reter a mão-de-obra. “As palestras foram importantes para o setor pois atualizaram informações e ainda trouxe muitas novidades”, disse o vice-presidente da Asplan.
Para o agrônomo Luis Augusto, dentre as temáticas apresentadas as que mais se destacaram foram, as novas variedades RIDESA promissoras para região, sobretudo no cultivo em sequeiro e em tabuleiros e as informações referentes à irrigação. “Foi muito proveitosa às palestras referentes à irrigação, onde o pesquisador Carlos Henrique de Azevedo Farias, da Usina Miriri, apresentou a nova técnica de irrigação plena em cana-de-açúcar explicando que ela já está sendo aplicada em uma área comercial de 300 hectares, com meta de produtividade de 140 T/há”, disse.
Além do 16º Seminário Regional sobre a cana-de-açúcar da STAB Setentrional, os produtores participaram da Mostra Sucroenergética Nordeste (SUCRONOR). A feira que já é referência no setor contou com 190 expositores e mais de cinco mil visitas, durante os quatro dias de evento.
 
News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
e-mail: esnews@terra.com.br/news@newscomunicacao.com.br
Twitter: @Elianenews
www.newscomunicacao.com.br