Presidente da Asplan será agraciado com a Medalha de Epitácio Pessoa da ALPB

O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (27), por unanimidade, o Projeto de Resolução 391/22 que concede a mais alta honraria da Casa – a medalha de Epitácio Pessoa – ao presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais. Dirigente canavieiro, produtor rural, engenheiro agrônomo e empresário, José Inácio tem fortes e antigos vínculos com a Paraíba, gera emprego em diversas propriedades e é um líder muito respeitado no segmento canavieiro. A data da solenidade de entrega da Medalha não foi definida.

A Medalha Epitácio Pessoa tem como objetivo homenagear personalidades por sua importante contribuição à Paraíba. No caso de José Inácio, o autor da propositura, deputado João Gonçalves, justifica a indicação pelo fato do dirigente canavieiro ter prestado relevantes serviços ao Estado, ser um grande empregador no campo e, inclusive, destacando-se como gestor público, como secretário executivo de Agricultura da Paraíba, no governo de Cássio Cunha Lima. “Fico lisonjeado com tal homenagem e recebo essa honraria com muito orgulho, alegria e satisfação”, disse José Inácio, agradecendo o deputado João Gonçalves pela iniciativa.

José Inácio é pernambucano da cidade de Macaparana, mas, desde muito jovem mora na Paraíba tendo, inclusive, estudado Agronomia, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Está no terceiro mandado como presidente da Asplan (2000 a 2005, de 2017 a 2020 e o atual, de 2020 a 2023). José Inácio é também presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida).