Serviços médicos oferecidos pela Asplan já começaram e registram diversos atendimentos e visitas à fazendas paraibanas

eleno atendimento

eleno atendimentoDe acordo com o último levantamento feito pelo setor administrativo da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), entre janeiro e dezembro de 2013 a entidade realizou 1.880 procedimentos médicos que vão desde o atendimento clínico até a realização de exames laboratoriais e outras atividades de enfermagem como curativos e aferição de pressão. E, em 2014, a associação continua a dar suporte para a realização desses procedimentos que trazem benefícios não apenas aos seus associados, mas também aos seus cônjuges e filhos, além de funcionários. Só em janeiro, por exemplo, além das visitas feitas nas fazendas, o departamento médico da Asplan realizou 125 atendimentos em sua sede.

Dentre esses procedimentos de janeiro, vale salientar que 64 foram de exames laboratoriais, 49 foram os atendimentos na sede da entidade e 12 foi o número de atividades de enfermagem. Somados a esses números também tiveram 31 procedimentos clínicos e 18 ocupacionais. Os serviços médicos oferecidos pela entidade são disponibilizados de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e são realizados pelo médico do trabalho, Dr. Heleno Lino da Silva, no ambulatório da entidade.

Mas, as atividades do departamento médico não param por aí. Fiscalizar o cumprimento da Norma Reguladora 31 que versa sobre a segurança e saúde no trabalho também é uma das funções assumidas por uma equipe técnica da entidade e pelo médico Dr. Heleno Lino, responsável pelo departamento médico da Asplan.

As visitas são um dos serviços oferecidos pela Asplan. “Recebemos várias requisições de atendimentos nas fazendas, mensalmente, em toda a Paraíba. Fazemos um cronograma e, de acordo com ele, enviamos uma equipe técnica que presta serviço para ambos os lados, tanto para o empregador, que recebe orientações de como conduzir melhor seus trabalhadores dentro da lei, quanto para o empregado que é submetido, gratuitamente, às avaliações médicas”, afirma a gerente administrativa da entidade, Kiony Vieira.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o número de pessoas que procuram os serviços de saúde oferecidos pela Asplan é um reflexo da política de relacionamento da entidade voltada para a saúde de seus associados e dependentes, trabalhadores rurais e dependentes, além de  funcionários e dependentes. “Estamos satisfeitos com a frequência com que nossos associados utilizam os serviços que disponibilizamos para eles, porque sabemos que estamos suprindo uma necessidade dos colaboradores da entidade que, na maioria dos casos, não possuem esse tipo de atendimento onde reside com sua família”, explica Murilo Paraíso.

Serviços odontológicos

Já no departamento odontológico, somente em janeiro foram atendidas 176 pessoas e realizados 242 procedimentos. Dentre as atividades do setor, as que mais se destacaram estão o número de restaurações de resina foto, que durante o mês chegou a marca de 80, e a quantidade de restaurações de amálgama, que chegou a 51. Além das restaurações, também entraram no relatório anual outros procedimentos como o selamento provisório (20) e a aplicação de flúor (25), além da exodontia resto radicular (14), tartarectomia (15), tratamento de canal (03), raios-X (06), aplicação de selante (02), clareamento dentário  (06), dentre outros. Os serviços de odontologia estão disponíveis também de segunda à quinta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a dentista Wilma Lira Dantas da Costa, que atende em um moderno consultório instalado no primeiro andar do prédio sede da Asplan, localizado no Centro de João Pessoa.