murilo mapa

Sessão da Câmara vai debater crise no setor sucroenergético nacional

Sessão da Câmara vai debater crise no setor sucroenergético nacional

murilo mapa

murilo mapaAsplan vai participar dos debates que acontecem nesta quarta-feira (10), em Brasília

A crise do setor sucroenergético do Brasil que fechou, nos últimos 10 anos, mais de 60 indústrias sucroalcooleiras em todo o país e desempregou milhares de trabalhadores no campo com a extinção dos postos de trabalho, vai ser debatida nesta quarta-feira (10), no Plenário da Câmara dos Deputados. A iniciativa do deputado federal de Alagoas, João Henrique Caldas, da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético e da Bancada Alagoana tem o objetivo de abrir um diálogo entre a sociedade civil, especialistas e autoridades governamentais para debater a crise do setor e buscar alternativas de soerguimento de um dos setores mais importantes da economia nacional.O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, o vice-presidente da entidade, Raimundo Nonato e o diretor, José Inácio Moraes, vão participar das atividades, fortalecendo a mobilização em defesa do setor.

“A ideia é fazer uma grande mobilização em defesa do setor, que gera milhares de empregos, distribui renda, movimenta a economia, mantém o homem no campo, mas, que, infelizmente não tem tido o devido reconhecimento do governo federal”, desabafa Murilo Paraíso. O presidente da Asplan lembra ainda que enquanto o setor sucroalcooleiro vem enfrentando dificuldades com as secas cada vez maiores, com anos de quedas no preço da cana e o fechamento de diversas usinas pelo país afora, o Governo, ao invés de intervir para estabilizar o preço do álcool, descortinando um horizonte mais promissor para o setor, continua com uma política que quebra a indústria brasileira. “Até o momento o governo só promulgou medidas paliativas para fugir da discussão de políticas públicas que realmente ofereçam segurança energética à população brasileira. O governo precisa chamar para si a responsabilidade. Isso é indispensável para o fortalecimento da matriz energética nacional e para o aumento da oferta de etanol no país”, defende o dirigente da Asplan.

Além dos dirigentes da Asplan, estão sendo aguardadas em Brasília delegações de vários estados formadas por representantes de entidades ligadas ao setor, além de empresários da agroindústria. A expectativa é que os estados produtores de cana mais próximos de Brasília, as exemplo de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais  levem caravanas em ônibus para participar da sessão. “Vamos pressionar o Congresso Nacional e o governo a encontrar uma solução para a crise do setor”, finaliza Murilo.

 “A iniciativa do deputado JHC foi de extrema valia uma vez que vai propiciar uma grande visibilidade nacional e no parlamento brasileiro da extensão dessa crise. O setor está agradecido ao deputado pela iniciativa”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.