Setor sucroenergético participará do último encontro do GIFC na Usina Miriri

miriri

miririO Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC) promoverá seu último encontro do ano no próximo dia 27, às 8h30, na usina Miriri, em Santa Rita. Na oportunidade, o público assistirá a palestras pela manhã e à tarde participará de uma visita ao campo da Usina Miriri, na Fazenda Capim. O evento também contará com visitas extras a áreas produtoras de cana com irrigação. Um dia antes do encontro, por exemplo, no dia 26 de novembro, o GIFC levará os participantes do evento à Fazenda São Salvador para um Dia de Campo de Irrigação Nutricional promovido pela Raesa. No dia 28, acontecerá a visita aos projetos de irrigação da Usina Japungu. Todas as visitas partirão da sede da Usina Miriri. As vagas para participar do encontro e atividades são limitadas.

O dia 27 de novembro, produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar participarão de um dia dedicado às tradicionais palestras promovidas pelas reuniões do GIFC e visita às instalações e projetos da Miriri. Na programação, estão agendadas as apresentações do meteorologista Alexandre Magno, com o tema “Tempo e clima no Brasil e seus impactos sobre a chuva no Nordeste”, e do Supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Miriri Alimentos e Bioenergia S/A, Carlos Henrique de Azevedo Farias. Ele tratará das experiências da Miriri com o tema “Manejo de irrigação para os tabuleiros costeiros do nordeste: Qual a melhor lâmina?” e também do “Projeto Ferticana: A revolução em nutrição de cana-de-açúcar para os solos arenosos dos tabuleiros costeiros paraibanos”.

O programa segue com palestras do Dr. Emídio Cantídio Almeida de Oliveira, do Departamento de Agronomia (DEPA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, sobre “Nutrição de cana-de-açúcar e sua importância para as áreas irrigadas”, e do gerente de Irrigação da Japungu Agroindustrial, Alexandre Guerra, sobre os trabalhos com manejo de água para cana na unidade. As empresas NaanDanJain e Raesa também farão apresentações durante o encontro. Os participantes vão conhecer várias estações de trabalho da unidade, entre elas a Estação Climatológica, Viveiro de Sementes e Variedades, o Projeto Ferticana e diferentes pivôs de irrigação.

Para o engenheiro agrônomo da Asplan, Vamberto de Freitas, o encontro será bastante conveniente para o produtor. “Ele vai conhecer o que se tem feito nas fazendas em relação à irrigação. Além disso, o produtor também terá acesso a diversas informações técnicas com as palestras dos pesquisadores. È um momento para conhecer os projetos e tirar dúvidas com quem entende“, comentou o engenheiro agrônomo, frisando que o GIFC está sediado em Ribeirão Preto (SP) e é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. O GIFC promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas.

Os interessados em participar do encontro podem enviar e-mail para contato@gifc.agr.br” target=”_blank”>contato@gifc.agr.br solicitando a inscrição. Para se associar ao grupo, basta efetuar o cadastro por meio do site www.gifc.agr.br.