Software da eAgro utilizado por produtores de cana terá novas funcionalidades como cálculo de ATR

Produtores de cana da Paraíba que utilizam o software da eAgro – ferramenta que possibilita que o produtor rural tenha total controle de despesas e receitas da propriedade – passaram por mais um treinamento no último dia 25 de junho. Na ocasião, o diretor da eAgro, Raphael Ivan, reuniu-se com os associados da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) para tirar dúvidas a respeito do software, para ter o feedback do público que está utilizando a ferramenta e, principalmente, para gerar novas funcionalidades do programa. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Asplan. O programa foi apresentado aos produtores em 2018 e muitos já sentem a diferença no dia a dia de suas propriedades.

O software que gerencia informações desde mão-de-obra, passando por insumos, maquinários, consumo de energia, combustível, etc, de forma bem detalhada, já está sendo utilizado por 21 produtores canavieiros da Paraíba. O último encontro, o diretor da eAgro, Rafael Ivan, conta que foi importante para receber as demandas dos produtores que já utilizam a ferramenta para moldar o sistema para a total comodidade deles. “Agora, com as demandas que recebemos vamos colocar cálculo de ATR, conexão de entrega direta de cana direto com a usina, conexão com aplicativo de laboratório da Asplan, subdivisões bem funcionais que vão vir para melhorar ainda mais o sistema”, disse Rafael, lembrando que essas novidades já serão lançadas este mês.

Rafael destacou também a importância do uso do software não só para o produtor, mas para a categoria, visto que quanto mais produtores utilizarem a ferramenta, mais dados da produção e da classe canavieira na Paraíba serão reunidos e poderão subsidiar diversos pleitos e ações. “Quanto mais produtores usarem, mais podemos trabalhar juntos para fazer um estudo de mercado, quanto que custa a produção da Asplan, e até para que a entidade tenha força para brigar política ou economicamente pelos interesses da classe”, explicou.

A ferramenta digital da eAgro é uma parceria da empresa com a Asplan para que seus associados possam ter maior controle dos custos e gastos em suas propriedades, vendo onde se está gastando mais ou menos e a partir daí poder planejar melhor seus custos. “Ao produtor de cana não resta muito a não ser controlar seus custos. Isso porque sabemos que não conseguimos interferir muito no preço da cana. Então, o programa é bem eficiente nesse sentido e os associados tem gostado muito”, comentou o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, lembrando que o valor de uso do Programa pelos associados ficou acessível e quem se interessar pode procurar o Departamento Técnico da Asplan (DETEC) para ser incluído neste projeto.

O diretor da Asplan, Pedro Neto, é um dos participantes do grupo desde que começou o projeto e afirma que o software é, de fato, uma ferramenta importante. “Eu já sinto muita diferença com o uso do aplicativo na gestão de minha propriedade, pois, cada vez mais eu tenho os dados de custo precisos e posso, a partir dessa análise minuciosa, gerenciar melhor as minhas despesas, tendo uma visão global de tudo para podendo, a partir dai, ver onde eu posso melhorar”, afirma Pedro Neto.