Subvenção de cana-de-açúcar pode ser incluída no orçamento da União para 2015

equipe subvencao

equipe subvencaoO pleito foi acatado pelo relator do orçamento da União de 2015, o senador Romero Jucá durante visita de comitiva de dirigentes de entidades do Nordeste

Representantes do setor sucroenergético nordestino estiveram reunidos essa semana com o relator do orçamento da União de 2015, o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Durante o encontro, Jucá declarou apoio à reivindicação da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) para incluir a fonte de recurso da subvenção da cana nas despejas governamentais do próximo ano. O benefício, orçado em R$ 170 milhões, foi garantido pela lei 12.999/14 desde julho, mas o Governo Federal ainda não liberou os recursos. Após uma posição do Congresso, o pleito também teve o parecer favorável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, também participou da articulação da Unida junto ao presidente da entidade, Alexandre Lima e outros dirigentes de associações e sindicatos do Nordeste. “Esperamos que agora a subvenção saia, porque o benefício ainda é referente à safra 2012/2013, um período em que ocorreu a maior seca dos últimos cinquenta anos no Nordeste. Perdemos muito nessa safra e precisamos repor essas perdas com urgência para que outras safras não fiquem penalizadas”, comentou o dirigente, destacando que, conforme a lei 12.999/14, cada agricultor receberá R$ 12,00 por tonelada de cana fornecida para as usinas nordestinas.

Vale lembrar que nos meses anteriores, durante visitas da Unida e dos representes da categoria aos Ministérios visando à liberação dos recursos da subvenção, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa já havia emitido aviso sobre o pleito para o Ministério do Planejamento, solicitando a fonte de recurso da subvenção. “Mas, mesmo assim, o pagamento do subsídio ainda não foi liberado pelo Poder Executivo”, disse Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. O dirigente informou que solicitará ao próprio Mapa a referida documentação para ser encaminhada ao senador Jucá, objetivando contribuir na relatoria do parlamentar em favor da inclusão do valor para pagar a subvenção no novo orçamento da União.