Usina centenária em Pernambuco realiza evento para marcar o início de seu processo de moagem 2012/2013

Usina centenária em Pernambuco realiza evento para marcar o início de seu processo de moagem 2012/2013

A Usina Pedroza, localizada no município de Cortês, em Pernambuco, dará início ao seu processo de moagem 2012/2013 no próximo dia 02 de outubro. Nesta data, para marcar o princípio de suas atividades visando o próximo ciclo canavieiro, o Grupo Farias e a Cooperativa do Agronegócio de Cana-de-Açúcar (Agrocan), representados, respectivamente, por Eduardo Farias e Gerson Carneiro Leão, que administram a unidade, oferecerão um almoço para convidados nas instalações da usina. Dentre alguns nomes importantes da cultura canavieira nordestina que se farão presentes no evento está parte da diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e seu presidente, Murilo Correia Paraíso.

Fundada em 1891 por três genros e um filho do coronel Manoel Gomes da Cunha Pedroza (o Barão de Bonito), a usina Pedroza – que de lá para cá passou pelas mãos de diversos empreendedores locais – teve um importante papel no desenvolvimento de Pernambuco. Em 1965, por exemplo, a usina foi vendida a um grupo composto por Severino Barbosa de Farias, seu filho Antônio Farias, Torquato de Castro, José Cordeiro de Castro, Leonardo do Monte, Rubem Monte e Aluízio Freire, que acabaram com as estradas de ferro, compraram tratores e caminhões e iniciaram a construção de estradas de rodagem na região.

Com esse grupo, de 1965 a 1982 a Usina Pedroza dobrou sua capacidade e passou sua produção de 200.000 sacos de açúcar para 500.000. Com a morte de Severino Farias e o desligamento da empresa dos outros sócios, Antônio Farias passou a ser o único proprietário da usina, na qual fez grandes transformações tornando-a mais moderna. Hoje, com seu filho (Eduardo Farias) e sua esposa (Geralda Farias) administrando a unidade, o sucesso continua, de modo que, para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, é uma honra participar de um evento como este. “Essa é uma unidade com uma história que se confunde com as etapas do desenvolvimento do próprio estado de Pernambuco e da região Nordeste, de forma que muito nos orgulha participar do evento que marca o início de uma nova safra”, finalizou  Murilo.

News – Assessoria & Comunicação
Jornalista responsável: Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Repórteres:
Eliane Sobral (DRT-PE 1993)
Juliana Lichacovski (DRT-PB 2917)
Lusângela de Azevedo (DRT 4744/02-40)
Contato: (83) 3221-8829/ 3221-8830
Twitter: @Elianenews