Vetos do governo prejudicam produtores, especialmente, os canavieiros, que viam em PL possibilidade de liquidar dívidas

renan calheiros

renan calheirosO presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse para representantes da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e de associações filiadas do Nordeste, a exemplo da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), que na ocasião foi representada pelo seu presidente, Murilo Paraíso, que se empenhará para o Congresso Nacional restabelecer os itens retirados pelo veto da presidente Dilma Roussef no Projeto de Lei que trata sobre a liquidação de débitos dos produtores brasileiros. A afirmação aconteceu durante encontro realizado na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas, nesta segunda-feira (05).

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, lembra que o plantador de cana é um dos principais prejudicados com os vetos, pois pelo menos dez, dos 85 pontos vetados prejudicam fortemente a categoria. Dentre eles, o veto ao artigo 8º, impedindo que o produtor negocie suas dívidas parceladamente até o final de 2014 e a exclusão dos  produtores inscritos em Dívida Ativa da União. “A ação excluiu também os agricultores da Zona da Mata – tradicional área de cultivo da cana, somente permitindo a participação daqueles que seus municípios decretaram emergência por conta da seca, no caso da Paraíba, poucos produtores serão beneficiados se esses vetos permanecerem”, destacou Murilo.

O Congresso tem até o dia 20 para apreciar os vetos. Se não for votado no prazo limite, segundo o senador, a pauta do Congresso Nacional será trancada. Na oportunidade, o senador Renan Calheiros convocou as entidades de classe dos agricultores a se mobilizarem junto aos parlamentares dos estados nordestinos. Neste sentido, a Unida, junto com suas associações de produtores, a exemplo da Asplan, prepara uma operação de sensibilização dos deputados e senadores para votar favorável à derrubada dos vetos. “Portanto, de 13 a 15 deste mês, estaremos buscando apoio a esse pleito tão importante para nós, junto aos nossos representantes da bancada federal”, finaliza Murilo Paraíso. 

 News – Assessoria & Comunicação