Vice-presidente da Asplan participa de reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos sobre uso consciente das águas

pedro jorge

pedro jorgeA Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realizou, na tarde desta terça-feira (12), a 30ª reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). O objetivo do encontro, que também contou com a participação do vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Jorge Coutinho, foi discutir ações que possibilitem o uso racional das águas no estado da Paraíba. Para Pedro Jorge, a reunião foi de grande importância, principalmente, em função das estiagens que abalam o Nordeste e que prejudicam muitos produtores de cana da região. O evento aconteceu no auditório da Aesa, na Avenida Epitácio Pessoa.

“É importante debatermos o tema porque temos que pensar na melhor forma possível para minimizar os efeitos da seca, pelo menos enquanto não tivermos as obras da transposição do São Francisco concluída”, disse o vice-presidente, Pedro Jorge Coutinho, lembrando que esta pode ser uma das ‘frentes’ que buscam soluções para a seca. “Estamos buscando o apoio financeiro do Governo Federal para ajudar o setor a investir nas próximas safras e esta também é uma discussão que pode nos levar a outras soluções”, destacou o dirigente durante a reunião do Conselho.

A Asplan é uma das entidades que possuem assento no Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O Conselho é um órgão de fiscalização, deliberação coletiva e de caráter normativo, com os objetivos de coordenar a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos; Explicitar e negociar políticas de utilização, oferta e preservação de recursos hídricos; Promover a integração entre os organismos estaduais, federais e municipais e a sociedade civil e deliberar sobre assuntos relativos aos recursos hídricos.