solo fertil

Asplan assina convênio para avaliação de fertilidade do solo

Asplan assina convênio para avaliação de fertilidade do solo

solo fertil

solo fertilA Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) deu um passo importante para facilitar a vida do produtor de cana. É que a entidade, a partir de seu Departamento Técnico (Detec), assinou um Convênio de Cooperação Técnica entre com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE tendo como objetivo a avaliação da fertilidade do solo nos tabuleiros costeiros da Paraíba. A ideia é prestar mais essa assistência ao produtor de cana paraibano que agora poderá monitorar o pH dos seus solos e, com isso, caso necessite, fazer uma correção mais adequada.

Segundo o coordenador do Detec da Asplan, o engenheiro agrônomo, Vamberto de Freitas, a iniciativa possibilitará a melhoria da manutenção da produtividade no campo ao longo de anos de cultivo. “Com o convênio, o produtor paraibano não precisa se preocupar com cálculos para calagem. O produtor deve sim procurar o Departamento Técnico e obter os esclarecimentos sobre coleta de solo. Com essa amostra vamos encaminhar para a Universidade de Pernambuco e receber o resultado e suas recomendações, aplicando o recomendado, caso haja necessidade”, explicou o engenheiro.

O convênio tem como coordenador pela UFRPE, o professor Dr. Emídio Cantidio, e pela Asplan o coordenador do Detec, engenheiro agrônomo Vamberto Rocha. Além disso, o trabalho também tem o acompanhamento do engenheiro agrônomo, Luiz Augusto, também da Asplan. “Esperamos ajudar o fornecedor com esse convênio, afinal, seu principal objetivo é a recuperação da fertilidade do solo, recomendação de corretivos, fertilizantes e promotores de crescimento, para as áreas de produção de cana de açúcar do nosso estado”, comentou Vamberto.