Asplan realizará palestras sobre irrigação e previsão climática para 2015

irrigacao cana

irrigacao canaCom o final da safra 2014/2015, o período de plantio está chegando novamente e, com ele, também chega o momento de tomada de decisões do fornecedor de cana. Que variedade plantar? Quanto investir em renovação? Como se comportará o clima nos próximos meses? Essas e outras questões poderão ser melhor refletidas após o evento que e Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) está promovendo nesta quinta-feira (26). Serão duas palestras realizadas pelo Departamento Técnico (Detec) da entidade, que ocorrerão no auditório da Asplan, durante a manhã.

A primeira, que acontecerá às 9h, será sobre Irrigação, com o Engenheiro Agrônomo, Dr. em irrigação e coordenador de uma importante pesquisa sobre o tema na Usina Miriri, Carlos Henrique de Azevedo. Em um segundo momento, o público assistirá uma palestra do meteorologista Alexandre Magno, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, que trará as previsões climáticas para o ano de 2015.

Segundo o engenheiro Agrônomo da Asplan, Luís Augusto Lima, o evento faz parte do calendário de palestras técnicas que o Detec estará promovendo durante todo o ano de 2015. Para este momento, Luís afirma que o público pode esperar muitas informações sobre novas técnicas e indicações da irrigação em cana-de-açúcar. “Carlos Henrique é doutor em irrigação e ele vai mostrar os resultados que ele tem obtido na usina Miriri”, destaca.

Já a palestra sobre previsão climática, de acordo com Luís Augusto, será de extrema importância para o produtor que deseja se programar. “Esse é um momento de tomada de decisão para o plantio. Na oportunidade, o fornecedor vai perceber o que será melhor para ele de acordo com o que vem por aí”, comenta o engenheiro agrônomo.

As palestras técnicas acontecem periodicamente na Asplan e tem o objetivo de levar ao produtor associado informações que contribuam para a melhoria da produção e da cultura canavieira. “Essa é uma forma que encontramos de capacitar e orientar nossos associados sobre assuntos de interesse de seu cotidiano”, argumenta o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.