Produtores de cana do NE participarão da 3ª edição da NORCANA

norcana

norcanaO evento, que acontece em Pernambuco, a partir desta terça-feira, terá três dias de palestras e apresentação de soluções tecnológicas para o setor canavieiro

Os canavieiros nordestinos tem um encontro marcado na terceira edição da NORCANA, uma grande feira promovida pela Associação de dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFPC), visando o aproveitamento das oportunidades de negócios e divulgação de novos panoramas econômicos para o setor. O evento terá início no dia 16, às 12h, com a abertura da Feira e se estenderá até o dia 18, na sede da AFPC, no bairro da Imbiribeira, em Recife. A NORCANA 2014 contará com a presença do presidente e vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, e Pedro Jorge Coutinho, bem como dos diretores da entidade, Oscar Gouvêa, José Inácio de Morais e Raimundo Nonato.

Uma das primeiras atividades da Feira acontecerá na terça-feira (16), às 18h. Na ocasião, o público – composto por diversos produtores de cana, parceiros do setor, industriais, representantes de órgãos de classe e diversas autoridades do setor privado e público relacionadas ao setor – assistirá a uma palestra do engenheiro agrônomo, Dr. Marcos Fava Neves, professor da Universidade de São Paulo (USP). Ele tratará dos “Desafios e oportunidades para o setor sucroenergético do Nordeste”.

A NORCANA, além de ser uma ótima oportunidade para que o produtor tenha contato direto com fornecedores industriais, autoridades e parceiros do setor, também contribui para a troca de experiência entre produtores de todo o Nordeste. “São vários os desafios que enfrentamos nos canaviais como a mecanização agrícola, da falta de recursos, da seca e da necessidade de aquisição de novas variedades, e este é um momento interessante para sabermos o que outros produtores estão fazendo para enfrentar tudo isso e se preparar para as próximas safras”, disse o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, que além de participar do evento, no dia 17 também participará de reuniões da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil – Feplana e da União de Fornecedores de Cana do Nordeste – Unida.

Programação

O primeiro dia de evento, começará com a abertura dos estandes às 12h para visitação do público. Às 17h, acontecerá a primeira palestra do evento: “Previsão Meteorológica”, com a Dra. Francis Lacerda, pesquisadora do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco. Às 18h, acontecerá o coquetel oficial de abertura. Na quarta-feira (17), o público também terá acesso à feira a partir das 12h. Às 14h, o público assistirá a uma apresentação do gerente comercial da Ubyfol no Nordeste, Danilo Ferreira de Lima, sobre “Nutrição Complementar em Cana-de-Açúcar e Pastagem”. O evento segue com a palestra “Cadastro Ambiental Rural – CAR”, às 15h, ministrada por João Carlos de Petribu de Carli – da Confederação Nacional da Agricultura – CNA, e com a palestra “Perspectivas para o Mercado de Pecuária de Corte”, apresentada por Maurício Palma, sócio da Divisão da Agropecuária da Agroconsult, às 16h.

No dia 18, último dia da NORCANA, o público assistirá, a partir das 14h, a apresentação do Dr. César Cândido, gerente de Motomecanização da Usina Trapiche sobre “Mecanização de Encosta com o trator TK”. Em seguida, às 15h, falará Marcos Ferreira, da Usina Olho D’Água, sobre “Corte de Cana Mecanizado”. Para encerrar a programação, o público assistirá à palestra de Shirlan de França Medeiros, do Grupo Carlos Lyra, sobre “Eucaliptocultura: uma alternativa econômica para a Zona da Mata”. O evento chegará ao fim com uma confraternização dos participantes durante coquetel, às 18h.