Programa de distribuição de cana semente começa na próxima segunda-feira

cana sementeok

cana sementeokO Governo do Estado vai distribuir 9.768 toneladas de cana semente  e beneficiar 914 agricultores, num investimento de R$ 3 milhões

A distribuição de quase 10 mil toneladas de cana semente, de três variedades diferentes, que será promovido pelo Governo da Paraíba para pequenos produtores de 30 municípios do Litoral, Agreste e Brejo paraibano, conta com o apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). O cronograma de entrega está sendo concluído pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e já começa a ser operacionalizado pela empresa Rural Representações, a partir da próxima segunda-feira (12), na região do Brejo e do Vale do Mamanguape.

De acordo com o secretário executivo de Estado da Agricultura, Rômulo Montenegro, nesta primeira semana de trabalho, está prevista a entrega de cerca de duas mil toneladas de cana semente nos municípios do Brejo e Vale do Mamanguape, entre eles, Alagoa Grande, Areia, Pilões, Itapororoca, Mamanguape, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Curral de Cima. “Começaremos pelo Brejo e Vale do Mamanguape e, em seguida, será a vez da Zona da Mata Sul”, adiantou Rômulo, informando que os nomes dos pequenos produtores assim como os pontos de distribuição das sementes estão sendo estabelecidos a partir do banco de dados da Asplan, que é uma das mais completas fontes de informação do setor produtivo canavieiro, além do próprio Estado.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a associação apoia e aplaude a iniciativa do governo Ricardo Coutinho que distribuirá, gratuitamente, a cana semente a pequenos produtores paraibanos. “Essa ação significará o recomeço para os pequenos agricultores que estão passando por dificuldades por causa da seca e com essa ajuda, eles poderão adquirir boas variedades e elevar sua produtividade sem custos. Isso, sem dúvida, é uma ótima iniciativa”, destacou Murilo.

A distribuição faz parte das ações do Programa Aquisição e Distribuição de Cana Semente, lançado pelo governador Ricardo Coutinho, com um formato inédito, no último dia 1º, na cidade de Areia. O Programa tem a missão maior de desenvolver ações de revitalização dos engenhos, a partir do fortalecimento da cultura canavieira, via pequenos produtores, fornecedores de cana dos engenhos do Brejo paraibano e produtores pertencentes à agricultura familiar.